O que é Coaching e qual a importância em sua vida e no ambiente empresarial?
Não há um consenso sobre uma definição universal do coaching, mas vale a pena conhecer algumas delas.
DEFINIÇÕES DE COACHING
“É um processo colaborativo, focado em soluções, orientado para resultados e sistemático, no qual o coach facilita o aprimoramento do desempenho no trabalho, experiência de vida, aprendizado autodirigido e crescimento pessoal do coachee.” (Association for Coaching).
“É um processo de desbloquear o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho. É ajudá-los a aprender em vez de ensiná-los.” (John Whitmore).
“Arte de facilitar o desempenho, a aprendizagem e o desenvolvimento de outros.” (Downey).
“É um processo focado em ações do coachee para a realização de suas metas e desejos. Ações no sentido de desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências, equipando-o com as ferramentas, conhecimento e oportunidades para expandir”. (I.C.I)
O FOCO PRINCIPAL DO COACHING
Note que o foco do processo de coaching, conforme definições acima, é no indivíduo e em como ele pode melhorar suas habilidades para desempenhar seu trabalho de forma mais efetiva.
Este aspecto de ‘melhorar as habilidades’ é fundamental para o coaching!
Porque o aprendizado de uma nova habilidade tem sempre um objetivo específico e não ocorre de uma hora para outra, mas ganha consistência durante o tempo do processo.
Hoje não há dúvida de que o Processo de Coaching veio pra ficar no mundo dos negócios e na vida das pessoas.
Mas em que consiste tal processo, quais seus princípios e resultados finalísticos para pessoas, profissionais e empresas?
Espero poder contribuir com uma série de artigos sobre o tema.
Assim, quero ajudar você a desenvolver novas habilidades, atitudes ou comportamentos.
Ainda, utilizar procedimentos, ferramentas, modelos e métodos para auxiliar a si próprio e as pessoas de sua empresa a alcançarem melhores patamares de resultados na busca incessante por excelência.
QUAIS AS ÁREAS DO COACHING
O coaching pode ser utilizado em muitas áreas da vida:
- Coaching Executivo
- Coaching de Carreira
- Coaching de Equipes
- Coaching de Vida
- Coaching Esportivo
- Coaching Financeiro
- Coaching de Saúde e Bem-Estar, etc
Vamos falar de algumas por aqui, mas principalmente sobre os princípios de coaching utilizados na gestão, já que nada em sua empresa acontece sem processos e pessoas.
Gerencialmente, a abordagem no processo de coaching deve ser vista e conduzida como uma ação discreta ou, mais ainda, como um estilo de gestão a ser cultivado no ambiente da empresa de forma natural.
Em outras palavras, quanto menos alarde e mistério, mais as pessoas estarão abertas ao processo.
Isso pode ser feito rotineiramente na forma das sessões de coaching, onde o gerente ou líder e o membro da equipe reconhecem a necessidade do processo, ou pode ser integrada na gestão diária de uma equipe ou departamento.
O objetivo, SEMPRE, é incentivar e capacitar as pessoas a resolverem seus próprios problemas em vez de devolvê-los ao seu gerente ou líder.
Gerentes que atuam como coach focam no desenvolvimento das pessoas que lideram e criam um ambiente de autorresponsabilidade onde indivíduos e equipes executam suas ações de um modo tão independente quanto possível.
BENEFÍCIOS EMPRESARIAIS DO COACHING
Os resultados do processo de coaching beneficiam as empresas porque:
- melhoram a velocidade de tomada de decisões,
- liberam tempo do gestor para atividades de nível superior ou estratégicas e
- aumentam a satisfação entre os membros das equipes.
Claro que todos esses resultados são muito bem-vindos e desejáveis.
Mas existem custos associados no coaching que devem ser justificados, assim como seu retorno mensurado.
Como gestor, você precisa garantir que suas habilidades de coaching sejam eficazes e eficientes.
Ainda, que os benefícios que você traz para sua equipe maximizam sua produtividade e efetividade.
Mostre a você mesmo, enquanto empresário ou aos seus superiores, que os benefícios com o coaching junto a sua equipe superam significativamente os custos, assim como o tempo e esforço que você precisa despender.
A complexidade dessa empreitada dependerá de quantas pessoas você tem trabalhando para você e as necessidades de coaching que elas têm.
Portanto, o coaching pode melhorar a produtividade, o moral e a satisfação no trabalho.
Melhor, pode tornar os membros da equipe menos dependentes de você para resolver seus problemas.
Dependendo de sua equipe, você pode levar de 30-60 minutos do seu tempo por dia para lidar com todos, uma vez que tenha construído planos de ação.
O coaching, portanto, pode ajudá-lo a se desvincular do modo ‘fazer’ o trabalho para o modo ‘gerenciar’ performance e resultados.
Imagine você com mais tempo para gerenciar estratégias, que é essencial na gestão, em vez de ficar atolado nas tarefas operacionais do dia-a-dia.
Isso é fantástico!
Mais, os efeitos do coaching tornarão seu trabalho menos estressante assim como sua equipe ficará menos dependente de você.
Por consequência, você se tornará mais eficaz e eficiente, caracterizando-se como um gestor ou empresário de alta performance e resultados.
RESUMO
- O coaching tem que ser discreto e encarado como um estilo de gestão.
- O coaching cria um ambiente onde as pessoas operam de modo independente;
- O coaching beneficia as organizações porque melhora a velocidade de decisão;
- O coaching libera tempo dos gestores para atividades mais importantes;
- O coaching aumenta a satisfação no trabalho entre os membros da equipe.
- O sucesso no coaching permite cuidar de estratégias e não de incêndios.
No próximo artigo abordaremos mais aspecto que envolvem o processo de coaching e seus participantes.
Até lá!
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